Meios Digitais – Mapa Conceptual Infinito/Tempo

Na disciplina de Meios Digitais do curso Artes Plásticas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto foi-me pedido a mim e a minha colega, Raquel Nogueira, que realizássemos um mapa conceptual a partir de dois termos à nossa escolha. Para estes escolhemos as palavras “Tempo” e “Infinito”. A partir destes começamos a pesquisar por palavras relacionadas. O que levou a um esboço do mapa conceptual.

20171006_170952
esboço do mapa conceptual

 

A partir deste mapa criámos uma versão final no Photoshop, mas de um modo mais minimalista, simples e polido com os termos que considerámos mais relevantes.

Untitled-1
versão final do mapa

 

Durante a minha pesquisa descobri a ligação óbvia entre meteorologia e tempo e descobri que esta é um objecto de estudo da Teoria do Caos, o que foi algo que eu sempre considerei interessante então decidi pesquisar mais sobre este tema para a minha pesquisa individual.

Teoria do Caos

A Teoria do Caos é uma subdisciplina matemática que estuda sistemas caóticos, ou seja, sistemas artificiais ou naturais que são compostos por vários elementos que se movem e interagem entre si o que cria a dificuldade do seu estudo (por exemplo: o comportamento de água a ferver, a meteorologia, padrões migratórios de pássaros, entre outros). Assim, a teoria do caos é a ciência das surpresas, de eventos não-lineares e do imprevisível.

caos
demonstração de que uma pequena alteração nas condições inicias do mesmo sistema pode criar resultados muito diferentes

No contexto do dia-a-dia a palavra “caos” sugere turbulência, aleatoriedade e agitação e é normalmente utilizada com o sentido negativo de desorganização e confusão. Porém, na área científica o conceito de caos refere-se à aparente falta de ordem num sistema que, na verdade, obedece a leis específicas. Caos é geralmente indeterminista, ou seja, não se consegue determinar com precisão que ação dentro de um sistema caótico dá origem a outra. Outras características do caos são a sua extrema sensibilidade às condições inicias (valores do sistema onde este se encontra, a causa e efeito não são proporcionais entre si e a não-linearidade entre as ações.

“Chaos often breeds life, when order breeds habit.”

– Henry Adams

Sistemas Caóticos

Os sistemas caóticos são sistemas que evoluem de uma forma, aparentemente, ordenada e fluída mas na verdade estes têm um comportamento aperiódico, ou seja, nenhuma das variáveis que o constituem se repete de forma regular o que leva à sua imprevisibilidade.

O clima é um dos maiores exemplos de sistemas caóticos. Para conseguirmos fazer uma previsão correta a longo prazo seria necessário realizar uma infinidade de medidas e cálculos, o que é impossível. Por outro lado, a atmosfera é em si caótica, já que contém pequenas incertezas que iriam oprimir qualquer cálculo e impossibilitar a acurácia de qualquer previsão.

Uma grande característica de cada sistema caótico é a sua complexidade. Esta pode ocorrer em sistemas naturais e artificiais e até em estruturas sociais e em seres humanos. Sistemas complexos nunca são completamente determinístico ou completamente aleatório, já que, as causas e efeitos dentro destes sistemas não são proporcionais entre si. As diferentes partes do sistema estão interligadas e afetam-se de forma sinérgica. O nível de complexidade de cada sistema depende das suas características, do ambiente à volta e a natureza das interações dentro destes. Exemplos de sistemas caóticos: trânsito, mudanças climáticas e demográficas, desenvolvimento urbano, entre outros.

caract

Outra grande característica dos sistemas caóticos é a instabilidade que pode ser definida como um tipo de comportamento instável encontrado em alguns sistemas físicos. Esta pode originar a partir de uma pequena imprecisão nas condições iniciais que crescerá para uma escala enorme. Dois conjuntos de condições inicias semelhantes no mesmo sistema resultarão em duas situações muito distintas. Esta extrema sensibilidade às condições iniciais chama-se caos. Nos sistemas instáveis o equilíbrio é muito raro, e quanto mais complexo um sistema for mais distúrbios iram afetar a sua estabilidade.

Fractais

Um Fractal é um padrão geométrico complexo e infinitamente detalhado. Mais especificamente, é um conjunto de padrões infinitos, complexos e semelhantes que se repetem em diferentes escalas de tal forma que podemos fazer “zoom” a uma secção do fractal que terá tanto detalhe como o fractal inteiro. Os fractais são criados a partir da repetição do mesmo processo. Estes são a imagem de sistemas dinâmicos e caóticos (são considerados sistemas caóticos porque cada fractal é um sistema complexo com propriedades definitivas). Estes padrões são extremamente comuns, já que a natureza está cheia deles, como por exemplo: árvores, rios, montanhas, nuvens, entre outros.

 

 

O Efeito Borboleta

Um princípio que demonstra como é que os sistemas caóticos funcionam, esta teoria diz que o bater das asas de uma borboleta no México pode levar à criação de um furação na China. Pode demorar muito tempo a acontecer mas se a borboleta não se batido as suas asas no momento o furacão não teria acontecido. Isto exemplifica que pequenas alterações nas condições inicias num sistema (neste caso a alteração é o bater das asas e o sistema é o sistema climático) podem levar a resultados drásticas. As nossas vidas são demonstrações contínuas deste princípio – nunca sabemos quais é que são as consequências finais das decisões que tomamos.

 

A imagem do pensamento

gifmeiosdigitais-Recovered

 

Bibliografia:

http://fractalfoundation.org/resources/what-is-chaos-theory/

http://www.abarim-publications.com/ChaosTheoryIntroduction.html#.WfZG1Gi0PIV

http://www.tnellen.com/alt/chaos.html

http://www.stsci.edu/~lbradley/seminar/chaos.html

http://whatis.techtarget.com/definition/chaos-theory

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s